O Teatro Municipal de São João del-Rei está entre as mais importantes casas de espetáculos de Minas Gerais. Sua construção data do final do século XIX, momento em que a cidade estava envolta em grande atividade artística e cultural.
Além de promover eventos com as comunidades local e regional, o Teatro recebeu companhias teatrais nacionais e internacionais.
A partir da década de 80 as produções foram cada vez mais raras e o Teatro perdeu sua importância dentro das atividades culturais da cidade. Chegou à década de 90 inteiramente abandonado, carcomido pelo descaso e sem a menor condição técnica de receber algum espetáculo.
Em 1998 é lançada pelo então diretor do teatro, Adenor Simões, e membros de entidades culturais a campanha “Acorda São João del-Rei – Salve o Teatro Municipal“, que mobilizou a comunidade, artistas, políticos e empresários de todo o Brasil que viram no movimento a possibilidade de reintegrar ao circuito nacional um belo teatro. A campanha chamou a atenção para a real situação do prédio e mostrou a urgência de sua recuperação.
A repercussão da campanha foi tamanha que neste mesmo ano foi celebrado convênio entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura Municipal, graças ao empenho do então deputado federal Aécio Neves, dando assim o primeiro passo para salvar o prédio.
Em 2001 o projeto “Teatro Municipal de São João del-Rei: Recuperação e Modernização”, foi aprovado pela Lei de incentivo à cultura do Estado de Minas Gerais, tendo à frente o Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, como proponente.
As obras tiveram início em janeiro de 2002, e foram realizadas através da parceria formada pelo IHG, o IEPHA/MG – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, e a Prefeitura Municipal de São João del-Rei, com recursos da Lei estadual de incentivo à cultura, apoio cultural Companhia Vale do Rio Doce/Companhia Paulista de Ferro-ligas e patrocínio da Usiminas.
No ano de 2003 o IHG, entregou à comunidade, o Teatro Municipal de São João del-Rei pronto para espetáculos de qualidade, como também para se transformar em um centro difusor da arte e cultura da nossa cidade.
Desde então o Teatro Municipal de São João del-Rei tem desempenhado com louvor sua missão de ser um palco democrático, onde a arte e a cultura se expressam nas mais diferentes formas. Com sua infra-estrutura moderna, acolhe as mais exigentes produções, oferecendo todo o conforto aos artistas e ao público.