Edifício construído nos últimos anos do século XIII, foi residência da poetisa Bárbara Eliodora que integrou o Movimento da Inconfidência Mineira, esposa de Alvarenga Peixoto. Desapropriado em 1965 e foi destinado para a instalação do Museu Tomé Portes Del-Rei.

Sofreu várias intervenções, obras que mantiveram e modificaram a antiga casa. Em 2006, a pedido da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foi iniciado o processo para o desenvolvimento de um projeto de restauração e recuperação da casa, prevendo a revitalização e readequação do museu com a implantação de um novo conceito de Museu da Cidade. Proposta apresentada dentro do programa “São João del-Rei – Capital Brasileira da Cultura”

O Projeto de Restauração, Revitalização e Readequação do Museu Thomé Portes Del Rei – Casa de Bárbara Heliodora foi aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura (DOU 19/10/2007) e contou com o patrocínio da USIMINAS, por intermédio da FIEMG e do Governo do Estado de Minas Gerais. Devido ao estado de abandono do prédio e às fortes chuvas ocorridas no final de 2007 e início de 2008 – que comprometeram a estrutura da edificação, foram necessárias obras emergenciais para a sustentação do Anexo, pois corria o risco de desabamento. A partir de fevereiro de 2008 teve, então, o início das obras emergenciais. O edifício foi entregue à comunidade totalmente recuperado no primeiro semestre de 2010. [ Veja o Histórico da Obra ]

Contato